Carregando informações...

  • Tamanho:
    Cor:
    R$
    R$

Como escolher a mochila ideal para os pequenos?

Apresentação

Para uma criança que já está na época de ir as escolinhas é ideal o uso da mochila, principalmente para levar os livros e os cadernos de estudos. Fora isso, a criança sempre precisa de acessórios a mais para se prevenir em qualquer ocasião. Os pequenos sempre optam por uma mochila diferente e que tenha a cara dele, normalmente de uma cor ou personagem específico. De qualquer forma, escolher uma mochila não é tão fácil quanto parece, além de ter que procurar pelo modelo ideal do qual seus filhos irão gostar, é preciso atentar-se à todas as especificações de uso da mochila. Para ajudá-los, preparamos as melhores dicas de como escolher a mochila perfeita para o seu pequeno. Além disso, planeje-se com antecedência e aproveite a Black Friday em novembro para já comprar as mochilas do seu filho com um preço mais interessante.

Vantagens e recomendações

Vantagens

  • Muitos modelos servem tanto para as princesas como também para os pequenos, é só escolher aqueles que eles irão se identificar.
  • É a forma mais prática de carregar os pertences das crianças e facilita bastante na hora dos estudos.
  • Além da escola, existem muitos outros lugares que a criança pode usar. Num passeio da escola, em alguma viagem, em parques, zoológicos e muitos outros.
  • São práticas para guardar e para lavar, sem contar que existe um modelo mais lindo do que o outro.

Recomendações

  • A grande variedade de modelos dificulta a decisão na hora da compra.
  • Se a criança carregar muito peso pode ficar com dores nas costas, por isso é sempre bom ver a quantidade de objetos que ela irá carregar.
  • Não é aconselhável levar alimentos e lancheiras dentro da mochila e sim devem ser levados à parte para não aumentar o peso.
  • Muitos modelos de mochilas não são aconselháveis para certa idade, por isso é sempre bom levar a criança na hora da compra e atentar-se muito no tamanho da mesma.

Modelo e idade ideal: de usar nas costas e de rodinha

As crianças costumam a usar mochilas a partir dos 3 anos, que é quando a maioria começa a frequentar as escolinhas. Em outras ocasiões, normalmente quem carrega a mochilinha das crianças é a mãe, ou quem as leva para a creche. De qualquer forma é necessário levar o peso e o modelo da mochila em consideração, para que a criança não carregue nada pesada ou desconfortável demais, que, como dito antes, pode causar algum problema na coluna.

Entre os 4 e 5 anos, o mais aconselhável é que a criança use apenas uma lancheira, que é bem mais leve. E caso seja necessário o uso da mochila por causa do material didático, que seja de rodinhas.

Aos 6 e 7 anos, ainda é recomendável o uso da mochila de rodinhas, mas já é possível carregar uma mochila às costas, desde que a criança não carregue muito peso.

A mochila de costas já passa a ser liberada entre os 12 e 13 anos, mas mesmo assim, elas precisam estar dentro dos critérios estabelecidos, ou seja, nada muito pesado.

Mesmo seguindo essa regrinha de idade, às vezes a criança ainda pode sentir uma dorzinha nas costas. O ideal é a mãe sempre prestar atenção nas queixas dos pequenos e, se possível, diminuir a quantidade de coisas que ele carrega. O material didático também pode ser reduzido, converse com os professores e com as escolinhas, veja o que pode ser feito. Lembre-se, a saúde

Características

As mochilas são acessórios práticos e muito usados no dia a dia das crianças mas nem por isso devem ser comuns e sem graça. Há diversos modelos bonitos e divertidos com personagens de desenhos para escolher. Os materiais usados na maior parte das mochilas são lona, poliéster, silicone nas rodinhas e estrutura de aço quando necessário, fazendo que sejam duráveis e fáceis de limpar. O tamanho das mochilas depende do tamanho da criança e da necessidade do uso, mas sempre devem ser confortáveis para os pequenos e devem respeitar as limitações como não passar a altura dos ombros e a parte inferior pode chegar no máximo a 8 cm acima da cintura, além de não ultrapassar a largura do tronco. As que têm rodas devem ter alça com comprimento adequado para que a criança ande sem fazer torção ou inclinação do tronco.

Tipos de mochilas

Cada criança tem uma preferência de modelo, estilo e até mesmo cor. Uns preferem as mochilas tradicionais, mais básicas, enquanto outros preferem aquelas cheias de detalhes. Apesar da preferência dos pequenos, as mães sempre terão que monitorar se aquele modelo é ideal para a idade e para o peso da criança. São três modelinhos diferentes de mochilas, mas para cada modelo existem muitas opções de cor e personagem, é só escolher aquele que faz mais o estilo da criança.

Mochilas com rodinhas

É ideal para àqueles que precisam carregar um pouco de peso a mais, já que ela poupa o esforço da coluna e por ser de rodinha acaba equilibrando no peso e, consequentemente, aliviando. O único problema em usá-la é que muitas vezes você terá alguns obstáculos no seu caminho e terá uma pequena dificuldade para locomover a mochila, principalmente na hora de subir as escadas. Sendo assim, é sempre bom evitar carregar muito peso.

Mochilas tradicionais

É ideal a partir dos 6 anos e é a mais prática de todos os modelos. O peso ficará equilibrado nos dois ombros, mas também não se deve deixá-la muito pesada por causa da coluna da criança. E existem muitas exigências do tamanho da mochila para cada criança, o ajuste das alças e o tipo de material, por isso precisa prestar muita atenção. Por outro lado os modelos são mais diversificados e a criançada pode se divertir muito na escolha delas.

Mochilas transversais

Assim como os outros modelos, não é ideal carregar muita coisa porque o peso irá ficar apenas de um lado e pode prejudicar o ombro da criança. De qualquer forma, este é um modelo usado por uma idade mais avançada, onde normalmente não precisa ficar carregando muitos cadernos e livros já que eles já têm um horário certo de matérias e o que irão estudar.

Mochilas escolares

Os pequenos se divertem muito na hora de escolher as mochilas para irem à escolinha. São diversos modelos, um mais lindo do que o outro, e todas possuem cores bem alegres. Provavelmente elas ficam super indecisas na hora de escolherem aquela que mais combina com elas, algumas meninas gostam das Princesas, enquanto outras se apaixonam pelos novos modelinhos das mochilas da Barbie. E os meninos se aventuram com as mochilas do Ben10, ou do Batman. É claro que são diversos personagens estampados e que todas as crianças vão se identificar com algum diferente, é só escolher e se divertir.

Veja mais Mochilas Escolares na Tricae

Mochilas na Tricae


Mochila Zoo Cachorro Skip Hop

Kit Mochilete + Mochila P Penélope Charminho Rosa Max Toy

Mochilete 3D Carros 3D Vermelho Dermiwil

Mochila G Monster High Pink, Preto Sestini
Veja mais Mochilas na Tricae

Curiosidades

No ano de 2000, Marta Suplicy era a prefeita de São Paulo e ela regulamentou uma lei que limitava o peso das mochilas em 10% do peso corporal, ou seja, se a criança pesa 30kg, sua mochila pode pesar no máximo 3kg. Apesar da lei não ter sido aprovada até hoje, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia recomenda seguir esta regra para não atrapalhar a saúde das crianças.

Ao contrário do Brasil, que possui muitos modelos e cores diferentes de mochilas, lá no Japão só existe um modelo padrão de mochila. Os modelos são apropriados para que os livros e cadernos fiquem empilhados um ao lado do outro e outra característica é que nenhuma pode ser de personagens infantis ou desenhos, no máximo ter um coração ou uma flor. Isso tudo porque os diretores e os professores dizem que tiram a atenção do aluno na hora do estudo. Outra curiosidade bem interessante, é que em alguns modelos possuem um suporte na alça, como se fosse uma caixinha com alarme, que se um estranho chegar, abordar a criança e ela ficar com medo, é só apertar o botão que um apito muito alto dispara e chama atenção de outras pessoas. Bem legal não é mesmo?

Veja Mais

Glossário Infantil

As mamães e os papais de hoje precisam ficar sempre bem informados sobre o Universo Infantil. Pensando nisso, a Tricae considera essencial que a nossa comunicação esteja completa e clara, transmitindo segurança na hora de decidir sua compra. Criamos este Glossário com os termos mais comuns a respeito do Universo Infantil e o mesmo será atualizado constantemente. Caso você sinta falta de algum termo ou informação que considere importante para as outras mamães, por favor, envie um e-mail com o termo para atendimento@tricae.com.br. Teremos o maior prazer em publicar a informação e ajudar todas as mamães e papais interessados.
Catálogo de marcas

A Tricae possui a maior seleção de marcas e fornecedores do Brasil. Dedicamos essa página para que você possa encontrar todas as nossas marcas organizadas em ordem alfabética e atualizada com os melhores fornecedores e produtos do mercado. Acesse
Revista Tricae

para facilitar a vida de nossas clientes, com uma seleção especial de informações sobre o universo infantil, criamos a Revista Tricae, um espaço que reúne o que é de melhor para o seu filho, desde roupas, brinquedos e acessórios até informações e dicas sobre tendências de moda. Acesse

Conheça também nosso Glossário Infantil

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Compartilhe
Topo