Carregando informações...

  • Tamanho:
    Cor:
    R$
    R$

Enxoval de bebê: tudo do jeitinho que você quer!

Montar um enxoval de bebê é essencial para todas as mamães, já que durante a gestação é normal elas ficarem preocupadas com o que comprar para os bebês. Por isso é importante começar a organizar o enxoval desde o comecinho da gestação, para não esquecer nenhum item e ter mais tempo de fazer todas as compras necessárias. O enxoval de bebê é composto por vários produtos e artigos infantis, desde bolsas de maternidade, até o bercinho que ficará no quarto do bebê. Para ajudá-las a se organizar, preparamos um passo a passo de como montar o enxoval, quais são os itens mais importantes tanto para o bebê como também para as mamães e quais são as melhores formas de organizá-los. Com isso, esse período da maternidade será muito mais fácil. Além disso, mamãe, fique ligada na Black Friday da Tricae, um dia perfeito para você comprar roupinhas, calçados, brinquedos e muito mais para o seu bebê.

Vantagens e Recomendações

Vantagens

  • Ao organizar o enxoval antes, você pode ficar muito mais tranquila quando o bebê nascer.
  • O enxoval possui vários itens para bebês que pode ser útil para o dia a dia deles e para os primeiros meses também.
  • Com o tempo, você consegue reunir tudo o que é mais importante para que o bebê tenha mais conforto.
  • No caso de preparar o enxoval através do chá de bebê, você pode ganhar muitas coisas que ainda não comprou. É só separar direitinho o que ainda não tem e pedir para os convidados.

Recomendações

  • No calor da emoção, você pode acabar comprando itens que não são tão úteis quando parecem e acabam nem sendo utilizados.
  • No caso de preparar o enxoval através do chá de bebê, você corre o risco de ganhar coisas repetidas. Por isso tem que prestar muita atenção no que for pedir.
  • Alguns produtos podem não se dar bem com a pele dos bebês e causar alguma reação alérgica, sendo assim, o produto será desperdiçado.

Como montar seu enxoval?

Montar um enxoval de bebê não é um bicho de sete cabeças, mas requer muito cuidado e atenção das mamães. É sempre bom fazer uma pesquisa de produtos, quais são as melhores marcas, quais são os produtos mais vendidos e assim por diante, antes de comprar. O mais aconselhável é começar a montar o enxoval logo quando descobrir o sexo do bebê e para os papais que querem esperar para ver o sexo quando nascer, não precisam se preocupar, pois existem muitos produtos que servem para ambos.

Comprar em quantidade grande ou em pacote fechado será mais prático e terá menos gastos, mas só faça isso se tiver certeza absoluta que o produto é de ótima qualidade. Pensem na qualidade e na durabilidade dos produtos na hora de comprar, comece com os produtos mais básicos, com o tempo acrescente mais alguns na lista e após o bebê nascer compre aqueles que são mais específicos.

Móveis e decoração

Muitas dúvidas surgem na hora de montar um quarto para o bebê, este é sempre uns dos maiores questionamentos das mamães. Nunca sabem ao certo quais são os móveis ideais para um quartinho e como deve ser a decoração. Toda essa preocupação se deve ao fato dos pais sempre quererem criar um ambiente agradável e que contribua com o conforto do bebê. A organização e preparação do quartinho devem começar com muita antecedência, por isso que é tão importante montar o enxoval de bebê. Os pais devem preparar o quarto de forma que possa ser modificado com facilidade na hora de trocar o berço pela cama.

Calçados

Muitas mamães ficam na dúvida se deve ou não usar sapatinho nos recém-nascidos, afinal, eles ainda não deram os primeiros passos, mas o calçado é um item tão essencial no enxoval quanto qualquer outro. Quando for comprar os sapatinhos para o enxoval, é sempre bom variar um pouco na numeração, pois o pé do bebê cresce muito rápido e você corre o risco de perder um sapatinho sem usar. Para organizar isso, compre apenas aqueles modelinhos que são coringas no guarda-roupa, umas cores mais neutras e uns sapatinhos que combina com a maioria das roupinhas. Com o tempo, depois de bebê nascer, você acrescenta outros modelinhos. E para os bebês que ainda não deram os primeiros passinhos é sempre bom optar por pantufinhas e meias.

Roupas

Escolher as roupas para o enxoval do bebê não é uma tarefa tão fácil quanto parece. É necessário prestar muita atenção em todos os modelinhos que for comprar, principalmente para não comprar nada repetido ou um modelo que não tenha uma qualidade muito boa. Além disso, é preciso prestar muita atenção na numeração que for escolher para o enxoval, por exemplo: os bebês crescem muito rápido, por isso nem sempre é aconselhável comprar roupinhas com uma numeração muito pequena, pois eles podem perder muito rápido. De qualquer forma, tudo irá depender do tamanho do bebê. É sempre prezar em ter tudo ao faltar alguma coisa. Existem peças chaves no guarda-roupa do bebê que toda mamãe precisa ter como os macacões, mijões e bodys. Lembre-se que todas as roupas têm que ser da melhor qualidade possível, até mesmo aquelas que são mais para o dia a dia.

Artigos de bebê

Os artigos de bebê, assim como todos os outros itens, são importantíssimos para o enxoval e também, é claro, para o bebê. São diversos artigos, por isso é necessário separar uma listinha com aqueles itens que serão mais utilizados durante os primeiros meses do bebê. Separar aquilo que é necessário e aquilo que não tem extrema importância ajuda muito na hora da mamãe montar o enxoval. Dependendo do produto, é sempre bom comprar mais de um porque o bebê vai precisar muito desses produtos.

Brinquedos

Os brinquedos são peças fundamentais para a infância de qualquer criança e para os bebês são tão importantes quanto. Uns dos principais motivos do brinquedo ser tão essencial para o enxoval é que muitos são responsáveis por ajudar no desenvolvimento tanto físico quanto psicológico do bebê a auxiliar para que a infância seja um momento único e feliz. Antes de comprar os produtos, é sempre importante verificar a faixa etária de cada um e ver se todos contém o selo de certificação de segurança do INMETRO. A segurança do bebê deve vim sempre em primeiro lugar.

Mamães

As mamães também precisam se cuidar e por isso alguns produtos são específicos durante a gestação. É claro que estes produtos não são obrigatórios na hora de montar um enxoval, mas se a mamãe não estiver bem o período da gestação não será tão tranquila assim. As mães também podem se cuidar e, principalmente, montar um enxoval que irá servir tanto para ela como também para o bebê.

Veja mais enxoval de bebê na Tricae

Tipos de enxovais: Essencial e completo

Antes de começar a montar um enxoval, deve-se levar em consideração a quantia que você pretende gastar com tudo. Assim, você tem duas opções: montar um enxoval mais básico com somente o que for necessário e em quantidades menores ou um enxoval completo que tenha maior variedade e quantidade. Leve em consideração o tamanho do bebê antes de comprar mais roupinhas de recém-nascido, assim elas podem durar de 15 dias a um mês. É também muito importante prestar atenção na estação do ano em que o bebê vai nascer, para assim montar um enxoval de acordo com as necessidades dele nos primeiros meses de vida. Se for num período quente, preocupe-se com roupas mais leves e chapéus para proteger seu pequeno do sol. Se for durante o inverno, acrescente luvas, gorros e casacos mais grossos.

Enxoval Essencial

A quantidade é mínima para ter trocas suficientes para o dia a dia e, no caso das roupas, vai depender da frequência que as roupas são lavadas na sua casa e do tempo que elas demoram para secar.

Na hora de se vestir: roupinhas de calor e de frio, incluindo o que vai ser usado no dia que sair da maternidade. Prepare um modelo de roupa para o calor e outra para o inverno, pois nunca se sabe quais serão as surpresas no dia. Lembre-se que as meias e as pantufas são mais usadas do que os sapatinhos nos primeiros meses, já que os bebês demoram um pouquinho para dar os primeiros passos. O conjuntinho composto por body e mijão é muito usado até mesmo por baixo de outras roupas pois são básicos, confortáveis e fáceis de serem encontrados.

Na hora de dormir: tudo que é necessário para o berço e a cama, quando fizer a troca. Jogos de lençóis e fronhas, que são trocados semanalmente e até mais caso vaze xixi da fralda. Cobertores ou mantas para dias mais frios e travesseiros anti-ácaro, que é essencial para evitar que dê alergia para o pequeno.

Na hora da papinha: que o bebê faz uma sujeira, isso todo mundo sabe, mas todas as mamães adoram dar comidinha para os pequenos. O que é necessário para essa hora são os paninhos de boca, a mamadeira e a colherzinha para o bebê.

Na hora de ficar cheiroso: para dar banho e fazer toda a higiene do bebê não pode se esquecer da toalha, de preferência com capuz, para proteger o bebê de qualquer ventinho desagradável. Uma banheira fácil de limpar e com o tamanho adequado, escova de dente, tesourinha para unhas, shampoo e sabonetes neutros são essenciais.

Na hora dos cuidados: cuidar do bebê não é uma tarefa fácil e por isso vários itens são necessários nessa hora. Para limpar e trocar a fraldinha é preciso dos lenços umedecidos, creme para prevenir as assaduras, algodão e as fraldas descartáveis. O termômetro também é ótimo para se assegurar que o bebê não está com febre.

Na hora de mimar: sair pra passear com o bebê é algo que todas as mamães deveriam fazer, mas é sempre bom levar as coisinhas certas e tudo que o bebê irá precisar, como a mala de maternidade. Em outros casos, o bebê conforto e o carrinho para passeio é ótimo.

Enxoval completo

Além de incluir tudo o que foi citado no enxoval essencial, pode-se adicionar artigos para facilitar o dia a dia. Cabe a mamãe aumentar ou não as quantidades de cada item.

Na hora de se calçados nesta fase são complementares e funcionam para “enfeitar” seu bebê pois como ele ainda não anda, não vai precisar de fato, mas nada como um belo sapatinho para compor um look estonteante.

Na hora de dormir: o quartinho do bebê pode ficar ainda mais charmoso com toques de decoração como uma saia para o berço e a proteção fica por conta do mosqueteiro, jogo de protetor de berço e babá eletrônica. Já a chupeta e o prendedor de chupeta são para acalmar o pequeno que às vezes simplesmente tem a necessidade de sugar alguma coisa.

Na hora da papinha: neste momento, toda ajuda é bem vinda, mesmo porque a maioria das crianças não gosta de parar para comer, por isso itens bonitos e alegres distraem os pequenos e facilitam para a mamãe. O jogo de prato e o jogo de talheres infantis geralmente são fofos e com bichinhos para encantar os bebês. E os facilitadores mais comuns são o cadeirão, que deve ser seguro para manter a criança retinha sem correr o risco de escorregar lá de cima, e o aquecedor de mamadeira que é rápido e prático para auxiliar o dia a dia corrido da mamãe.

Na hora de ficar cheiroso: Não são em todos os casos que é necessário uma escovinha de cabelo e uma colônia com o cheirinho do bebê, mas muitas mães gostam. O termômetro para o banho também facilita muito, não se esqueça que a água da banheira tem que ser morna e variar entre 36 ou 37 graus.

Na hora dos cuidados: O que pode ser mais higiênico para mamãe, principalmente em lugares públicos, são os trocadores. Eles facilitam muito na hora de trocar o bebê e muitos vêm com a baby bag, que são as bolsas que as mães carregam as coisas do bebê. O cueiro, flanela que enrola o bebê, também é ótimo para deixá-lo mais confortável e seguro.

Na hora de mimar: São muitos artigos que auxiliam na diversão do bebê. O andador é ótimo para ajudar na coordenação motora da criança e existem também os andadores musicais, que divertem mais. O chiqueirinho e o tapete de atividades também são indicáveis. Para sair com o bebê, muitas mães deixam o carrinhos de bebê e optam por carregar os pequenos no sling, também conhecido como canguru.

Deixar tudo pronto pra hora que o bebê for nascer.

É sempre bom deixar tudo separadinho antes do momento do bebê nascer para que você não se esqueça de nada. Coloque tudo o que for necessário para a ida ao hospital dentro da mala maternidade. Separe uma roupinha para seu bebê ficar confortável e charmoso logo quando vocês receberem alta e separe uma roupa para você também. Fraldas descartáveis e as de pano para a boca são indispensáveis. Lembre-se também dos documentos necessários para entrar e sair do hospital e do bebê conforto para carregar seu presentinho com toda a comodidade e segurança que ele merece.

O que será necessário

O dia a dia do bebê exige muitos cuidados pois eles são indefesos e sensíveis, por isso quando for sair com seu pequeno é de extrema importância andar sempre com uma bolsa com tudo o que é necessário caso ele sinta frio, fome, se suje, etc. Os principais itens para se levar é a mamadeira, chupeta, roupas, fraldas descartáveis, pomadas e principalmente lenços umedecidos que ajudam muito na hora de trocar a fralda, de limpar as mãos da mamãe ou os pézinhos do pequeno caso ele esteja brincando na areia do parquinho, por exemplo.

Mais Informações

Glossário Infantil

As mamães e os papais de hoje precisam ficar sempre bem informados sobre o Universo Infantil. Pensando nisso, a Tricae considera essencial que a nossa comunicação esteja completa e clara, transmitindo segurança na hora de decidir sua compra. Criamos este Glossário com os termos mais comuns a respeito do Universo Infantil e o mesmo será atualizado constantemente. Caso você sinta falta de algum termo ou informação que considere importante para as outras mamães, por favor, envie um e-mail com o termo para atendimento@tricae.com.br. Teremos o maior prazer em publicar a informação e ajudar todas as mamães e papais interessados.
Catálogo de marcas

A Tricae possui a maior seleção de marcas e fornecedores do Brasil. Dedicamos essa página para que você possa encontrar todas as nossas marcas organizadas em ordem alfabética e atualizada com os melhores fornecedores e produtos do mercado. Acesse
Revista Tricae

para facilitar a vida de nossas clientes, com uma seleção especial de informações sobre o universo infantil, criamos a Revista Tricae, um espaço que reúne o que é de melhor para o seu filho, desde roupas, brinquedos e acessórios até informações e dicas sobre tendências de moda. Acesse

Conheça também nosso Glossário Infantil

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Compartilhe
Topo