Carregando informações...

  • Tamanho:
    Cor:
    R$
    R$

Sugestões para a hora do banho do bebê

Banho dos bebês

Sabonete nos olhos, shampoo, esponja e muita água... Com certeza esses são os ingredientes certos para que o banho se torne algo muito estressante para a criança. Em certos casos, é normal que a criança não goste de tomar banho e ainda comece a famosa “birra”. Ainda mais na fase em que eles não entendem a importância do banho e os cuidados que devem tomar para que a higiene fique sempre em dia.

Garantir o bem estar da criança na hora do banho é uma das principais preocupações das mães. Já para o banho de um recém nascido ou um bebê de colo, que necessite de banheira, os cuidados são basicamente relacionados a segurança e a perfeita higienização dele.

Na hora do banho é fundamental que a mamãe fique totalmente concentrada na segurança do bebê. Todas as outras preocupações e tarefas deverão ser deixadas de lado nessa hora e não deve dispersar-se nenhum instante deixando o bebê sozinho na banheira. Em seguida, há os demais cuidados desde os produtos que devemos utilizar, temperatura da água e as melhores maneiras para lavar e secar o bebê.


Momentos do banho

Primeiro banho (0 até 1 anos)

Banho dos bebês - Tricae

Comece organizando todo o espaço, deixando tudo que precisará ao seu alcance e principalmente concentrando-se para evitar acidentes e nunca deixar o seu bebê sozinho.

A temperatura da água é uma dúvida de muitas mamães, deve variar em torno de 36, 37º, ajustada de acordo com o clima. Use um termômetro ou a parte interior do ante braço para sentir se a água esta morna e adequada para o bebê. É importante manter o ambiente com portas e janelas fechadas para evitar correntes de ar. Tire a roupinha e envolva o bebê em uma toalha.

Encline a cabeça do bebê sob a banheira e comece lavando o rosto apenas com água limpa, passe a mão delicadamente nos olhos para tirar toda a sujeira. Para lavar a cabeça jogue uma pequena quantidade de água da frente para trás, nessa hora proteja os ouvidos do bebê, para evitar a entrada de água, use um pouco de shampoo infantil ou sabonete neutro e acaricie os cabelos, enxague e finalize a etapa secando a cabeça e o rostinho do bebê.

Tire a fraldinha do bebê e antes de colocá-lo na banheira limpe bem o bumbum para não sujar a água do banho. A melhor forma de segurar é passando o seu braço pelas costas da criança e prendendo em baixo de seu bracinho de modo que a cabeça do bebê fique apoiada no seu ante braço.

Para lavar o corpinho use sabonete neutro e não esfregue o produto diretamente no corpo do bebê. Ensaboe levemente e jogue pequenas porções de água para enxaguar. Para virar a criança use a mão que está livre e gire o bebê de modo que o seu braço passe a apoiar o peito e o rosto da criança, aproveite para lavar as costas e o bumbum.

Ao tirar da banheira envolva-o rapidamente em uma toalha macia. Para enxuga-lo apenas aperte a toalha suavemente contra o corpinho dele sem esfregar a pele. Certifique-se de que todas as dobrinhas estão secas. Limpe nariz e ouvidos com hastes flexíveis, uma limpeza delicada e superficial.


Banho de 1 até 3 anos

Banho dos bebês - Tricae

Com um ano o bebê já é mais durinho e o banho se torna mais fácil. Essa é a fase da bagunça! O bebê aprende que bater na água é divertido e o momento se torna ainda mais gostoso para a mamãe. Nesta etapa você pode incluir algum brinquedinho ou uma música para tornar o momento mais discontraído.

Nessa fase geralmente o ideal é que o banho inicie durante a noite, antes da alimentação, limpando toda a sujeira acumulada durante o dia e garantindo um sono tranquilo durante a noite.


Banho acima de 3 anos

Banho dos bebês - Tricae

A partir dos 3 anos a criança já pode tomar banho no chuveiro ou chuveirinho e você pode começar a ensiná-la a fazer algumas coisas sozinha, como passar o shampoo e escovar os dentinhos. Ainda não é hora de deixá-la sozinha, apesar de mais independente ela ainda pode escorregar e se machucar. Use um chinelinho ou um tapete no banheiro para evitar acidentes. Se o seu pequeno é daqueles que faz birra na hora do banho incentive o momento com um brinquedinho, conte uma historinha divertida e torne a hora do banho mais gostosa e saudável.

Vantagens e recomendações

Banho dos bebês - Tricae

A hora do banho seguramente é o momento de maior intimidade entre a mamãe o Bebê. E há muitas certeza e incertezas em aproveitar o máximo possível esse momento.

Vantagens

  • Quanto mais confortável o seu filho ou o seu bebê está no banho, maior é a garantia da Higiene;
  • Sem dúvida é o melhor momento para ter proximidade entre a mãe e o filho. Até mesmo detectar possíveis problemas de pele, alergias, etc;
  • Água morna é sempre bom para para relaxar os bebês e as crianças;
  • Com o tempo criança entenderá a importância de manter a higiene e estar sempre asseada. E que isso poderá até mesmo evitar possíveis doenças e afastá-los dos amiguinhos.

Recomendações

  • A pele dos bebês é totalmente sensível, o que pode ocasionar irritações ao usar certo produto;
  • É normal o bebê fazer xixi e cocô durante o banho, fique tranquila, troque a água e siga o processo novamente;
  • É muito comum que os bebês chorem durante esse processo. Cantar músicas relaxantes e interagir com eles podem ser uma boa estratégia para distraí-los.

Kits de banhos na Tricae

Pensando no bem estar e na Higiene do seu filho, a Tricae criou kits exclusivos, de acordo com a idade para meninos e meninas.

Kit Hora do Banho Bebê Menina I

Kit Hora do Banho Bebê Menina I

A banheira Mor foi produzida pensando na praticidade da mamãe e na segurança do bebê: fácil de levar para os lugares e do tamanho certo para sua pequena. O caranguejo da Pimpolho vai entreter sua menina, tornando o momento mais agradável. O termômetro é ideal para que a água do banho não fique quente ou fria demais, deixando-a na temperatura correta para a pele e saúde do seu bebê.

Kit Hora do Banho Bebê Menina II

Kit Hora do Banho Bebê Menina II

A banheira com suporte é ideal para quem possui um espaço exclusivo para o banho do bebê. Pelo fato de ela ser alta, facilita o trabalho da mamãe, evitando que ela fique abaixada para fazer a higiene do seu filho. O sabonete líquido e o shampoo da Turma da Mônica são essenciais para que a pele do seu bebê fiquei totalmente limpa e suave. O caranguejo espirra água pela boca e é macio e antialérgico. Por fim, a toalha com capuz vai evitar que sua menina tome friagem e fique ainda mais linda.

Kit Hora do Banho Bebê Menino I

Kit Hora do Banho Bebê Menino I

A banheira Mor é prática e segura para o banho do seu bebê. Para o momento ficar mais gostoso, a Kitstar traz a Cachoeira D’Água, que vai encantar os pequenos e facilitar o trabalho das mamães. O termômetro para banho da Safety vai auxiliar a mãe a deixar a água na temperatura ideal para seu filho.

Kit Hora do Banho Bebê Menino II

Kit Hora do Banho Bebê Menino II

A banheira inflável da Love, que também pode ser usada como piscininha, é ideal para os bebês por ter um material resistente e seguro. O sabonete líquido e o shampoo da Huggies vão higienizar a pele do seu bebê na medida certa. O Sapinho Sassy vai entreter seu pequeno com as cores vibrantes e o som que sai de sua barriga. A toalha Zig Mundi com capuz vai envolver seu bebê com toda maciez e delicadeza que ele precisa.

Kit Hora do Banho Infantil Menina

Kit Hora do Banho Infantil Menina

O condicionador, shampoo e sabonete líquido da Huggies serão responsáveis por deixar a pele e o cabelo da sua menina ainda mais cheirosos e suaves. A esponja para banho da Kitstar deixa o corpo mais relaxado, junto com a água morna do banho. A toalha felpuda da Hello Kitty vai fazê-la se sentir delicada, com toda a maciez que ela proporciona.

Kit Hora do Banho Infantil Menino

Kit Hora do Banho Infantil Menino

A enponja de patinho para banho infantil vai tornar esse momento muito mais tranquilo e prático para seu filho. O sabonete líquido e o shampoo da Turma da Mônica vão higienizar todo o corpo do seu pequeno, deixando-o mais relaxado e cheiroso. Por fim, a toalha aveludada do Ben10 vai fazer seu filho sentir-se um verdadeiro herói.

Acompanhamentos

Para que o banho se torne o mais prazeroso e agradável possível para a criança, o ideal é não obrigá-la e sim convencê-la da importância de tomar banho. Para tornar esse momento mais divertido, é recomendado que as mamães comprem brinquedos especiais para a hora do banho com o bebê: livros a prova d’água, bichinhos que espirram água ou mini cachoeiras vão entreter seu filho e fazer com que ele passe a ver a hora do banho como um momento agradável e divertido.

Tempo ideal

Banho dos bebês- Tempo ideal

De 0 á 1 ano:

Nessa idade, a principal função do banho no bebê é a higienização. Nesse período, é normal que a criança chore durante o processo, por isso o banho deve durar cerca de 5 minutos. É o tempo ideal para que a mãe limpe todo o corpo do bebê com toda a delicadeza necessária e a água da banheira não esfrie, evitando de o bebê ficar resfriado.

De 1 á 3 anos:

A partir de 1 ano, o bebê já consegue ficar com a coluna mais ereta, mas mesmo assim não o deixe sozinho de forma alguma. Essa é a idade das descobertas, em que seu filho vai se animar com um brinquedinho no banho e começar a gostar desse momento. O banho pode durar de 6 a 10 minutos; o tempo é ideal para a higienização e diversão do pequeno.

Acima de 3 anos:

Agora que seu pequeno já é maiorzinho, o banho pode ser um momento muito agradável, tanto para ele como para você. O banho pode durar até 15 minutos - só não vale esquecer do desperdício de água. O ideal é criar o hábito de tomar banho sempre antes das refeições ou antes de dormir.

Experiências

www.mamaesvaidosas.com.br

O banho do bebê é um momento mágico que exige atenção e muito carinho. Com o meu filho foi assim: eu fui conquistando a sua segurança dia após dia até arrancar o seu sorriso mais gostoso.Quando recém nascido eu preparava o banho no quarto, fechando todas as portas e janelas para evitar a corrente de ar e deixava tudo que fosse usar no banho, ao alcance das minhas mãos, evitando acidentes e a longa exposição ao frio, típico do pós-banho. Após a organização dos itens, eu montava o suporte da banheira, conferia o seu encaixe e preparava a água do banho na temperatura de 36º.

Logo após, retirava a sua roupinha e agia com cautela e agilidade, para que ele não sentisse frio. Já despido, apoiava o seu corpinho no meu braço, evitando que o pescocinho tivesse contato com a água para que ele não sentisse medo de afogar ou até mesmo ingerir água do banho acidentalmente.

O banho era muito rápido. Lavava imediatamente o seu rostinho, passava para a cabeça, e finalizava com o corpinho. Durante todo o banho, eu conversava, interagia e cantava para que ele se distraísse e que se sentisse seguro ouvindo a minha voz e o meu carinho.

Para tirá-lo do banho colocava a toalha no meu peito e o trazia junto a mim, enrolando rapidinho e mantendo a temperatura do seu corpo com o meu. Para secar o seu corpo, fazia uso de cotonetes para secar as extremidades e dobrinhas, uma toalha de fralda e outra de algodão com capuz.

Para vestir a mesma coisa, agilidade e cuidado. A criança sente que a mãe está fazendo tudo com carinho e assim fica mais tranquila e segura. Por isso, esse momento precisa ser entre mamãe e filho. Só nós sentimos o que eles sentem e transformamos o momento num ato de amor e carinho.

Um beijo, Edi Fortes

Glossário Infantil

As mamães e os papais de hoje precisam ficar sempre bem informados sobre o Universo Infantil. Pensando nisso, a Tricae considera essencial que a nossa comunicação esteja completa e clara, transmitindo segurança na hora de decidir sua compra. Criamos este Glossário com os termos mais comuns a respeito do Universo Infantil e o mesmo será atualizado constantemente. Caso você sinta falta de algum termo ou informação que considere importante para as outras mamães, por favor, envie um e-mail com o termo para atendimento@tricae.com.br. Teremos o maior prazer em publicar a informação e ajudar todas as mamães e papais interessados.
Catálogo de marcas

A Tricae possui a maior seleção de marcas e fornecedores do Brasil. Dedicamos essa página para que você possa encontrar todas as nossas marcas organizadas em ordem alfabética e atualizada com os melhores fornecedores e produtos do mercado. Acesse
Revista Tricae

para facilitar a vida de nossas clientes, com uma seleção especial de informações sobre o universo infantil, criamos a Revista Tricae, um espaço que reúne o que é de melhor para o seu filho, desde roupas, brinquedos e acessórios até informações e dicas sobre tendências de moda. Acesse

Conheça também nosso Glossário Infantil

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Compartilhe
Topo