Páscoa

Páscoa

A Páscoa, que em 2014 será celebrada no dia 20 de abril, é uma das principais festas do cristianismo e seu nome significa “passagem”. A data é a celebração da Ressurreição de Cristo, por isso tem um nome que remete à passagem. Ela é uma festa comemorada em quase todos os países do mundo, principalmente naqueles em que o cristianismo é predominante. Mais do que os simbolismos, a Páscoa é um dia para se passar em família, com crianças e adultos celebrando em harmonia e com muito amor ao próximo. Seu surgimento é anterior ao nascimento de Jesus, já que era uma festa judaica comemorada para relembrar o Êxodo deste povo, que deixou o Egito rumo à terra prometida, Israel. Confira abaixo algumas curiosidades sobre esta data tão especial, descubra a história da Páscoa, como surgiu o ovo de páscoa e também o porquê do coelho ser um de seus maiores símbolos.

História da Páscoa

O nome páscoa deriva da festa judáica chamada Pessach, que é celebrada para comemorar a fuga dos Hebreus da escravidão no Egito, fuga esta que foi liderada por Moisés rumo à Terra Prometida, Israel. Tanto para os judeus, quanto para os cristãos, o nome páscoa ou Pessach significam passagem. Para o Judaísmo a passagem é referente ao Êxodo do Egito para Israel, enquanto que para o Cristianismo a passagem é a ressureição de Jesus Cristo após ele ter sido crucificado na sexta-feira da paixão.

O período da páscoa é chamado de Semana Santa, que se inicia no Domingo de Ramos, que marca a chegada de Jesus à Jerusalém, passa pela sexta-feira da paixão, que simboliza o dia de sua crucificação e termina no domingo de Páscoa, que simboliza sua ressurreição. A data exata para se comemorar a páscoa nunca foi totalmente esclarecida até o século XVI, quando foi adotado o calendário gregoriano e, a partir de então, foi estabelecido que os festejos deveriam ocorrer no primeiro domingo, após a primeira lua cheia do equinócio da primavera no hemisfério norte, que ocorre entre os dias 21 de março e 25 de abril. Ou seja, a Páscoa é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera.

A páscoa é precedida por quarenta dias de quaresma, que se iniciam na quarta-feira de cinzas, o último dia do carnaval. O carnaval, alias, é a festa de “despedida” dos prazeres da carne até o período pós-páscoa. Ou seja, é a última chance dos cristãos comerem carne vermelha até o fim da quaresma.

Significado da Páscoa

A Páscoa é um momento de união e celebração da família. Mais do que um feriado religioso, é uma data para reunir a família e os amigos para juntos comemorarem a felicidade e a união de um lar. A Páscoa é uma data que une nações e religiões, como o judaísmo e o cristianismo, por exemplo, já que ambos comemoram esta data, com significados diferentes, claro! O Senhor dos cristãos, Jesus Cristo, já celebrava a páscoa judaica desde criança e sua última refeição, a chamada Santa Ceia, era justamente uma confraternização pascal, ou uma celebração da Pessach.

Mais do que chocolates e coelhos, é uma data especial que renova a fé das pessoas, seja em relação à suas crenças, seja em relação à própria vida e humanidade. Assim como o Natal, é um momento de reflexão e de busca por evolução no sentido de se tornar uma pessoa melhor e procurar fazer constantemente o bem ao próximo, seja ele um amigo, seja ele uma pessoa necessitada que você tenha condições de estender a mão e ajudar.

Ovos de Páscoa

Ovos de páscoa

Os ovos são uma antiga tradição, derivada dos povos pagãos que habitavam o mediterrâneo, o leste europeu e também o oriente. A tradição era que após o inverno, que geralmente era bastante rigoroso, era comemorada a chegada da primavera e as pessoas cozinhavam ovos e posteriormente os decoravam para presentear seus entes e vizinhos próximos para reafirmar a esperança de fertilidade do solo e de colheitas abastadas, afinal este era o principal meio de vida destes povos antigos.

O cristianismo adotou esta prática e seus fiéis passaram a decorar os ovos com imagens sagradas, como Jesus Cristo e a Virgem Maria, por exemplo. Acredita-se que os ovos de chocolate surgiram no século XVIII quando confeiteiros franceses passaram a comercializar ovos de chocolate decorados. Tal costume ganhou ainda mais força no século XIX junto da Revolução Industrial, quando fábricas de chocolate surgiram na Inglaterra e posteriormente no resto da Europa e do mundo.

A tradição se mantém até hoje, sendo que os ovos de chocolate são um dos maiores apelos e símbolos desta data tão especial, principalmente entre as crianças, que adoram comer chocolates e também de caçá-los pela casa quando os pais os escondem. O mais importante é o simbolismo de partilhar o alimento e a alegria de presentear pessoas queridas.

Coelho da Páscoa

O coelho da páscoa é uma figura muito conhecida das pessoas, principalmente dos cristãos. A simpática criatura que distribui ovos de chocolate durante a páscoa é adorada principalmente pelas crianças e sua história começa na Europa, que após o inverno via surgir das tocas os coelhos e suas imensas ninhadas, que deixavam o abrigo para buscar alimentos. A presença dos coelhos era sinal de que o inverno havia acabado e que a primavera começara, trazendo o sol, calor e conforto para estas pessoas.

O coelho foi adotado como um dos símbolos da páscoa cristã no século XVI e este costume se espalhou por todo o mundo. Como um grande representante da fertilidade e esperança no futuro, o coelho também é uma das marcas da páscoa que mais cativa as crianças. A lenda diz que na noite de sábado para domingo o coelhinho da páscoa vai até a casa das crianças para distribuir os ovos de chocolate que serão comidos no dia seguinte.

Jogos de Páscoa

Jogos de páscoa

Para divertir os pequenos durante o domingo de páscoa há diversos jogos muito bacanas que os pais podem mostrar para seus filhos, seja por pura diversão, seja para que eles encontrem seus tão desejados ovos de páscoa. Confira abaixo alguns jogos e brincadeiras para deixar a páscoa dos seus pequenos ainda mais divertida e saborosa ao seu lado e também de seus amigos e parentes mais próximos.

Coelhinho fora da toca - Ideal para crianças entre três e nove anos de idade, o jogo requer apenas de um bambolê por criança para ser jogado. Os bambolês devem ser distribuídos aleatoriamente pelo chão e cada criança deve ficar dentro de um, após isso, o pai ou responsável pelo jogo grita “Coelhinho fora da toca!”, aí as crianças devem deixar seus bambolês e irem para o próximo. A cada rodada é retirado um bambolê e a criança que ficar sem na hora da troca é eliminada. Esta brincadeira, além de muito divertida, estimula as habilidades motora e o reflexo das crianças, sem contar que também estimula as atividades em grupo e a socialização dos pequenos.

Bombons na caixa - O jogo necessita de uma caixa, folhas de jornal, lápis, papel e alguns bombons ou outros doces à sua escolha. O primeiro passo é picar o jornal em uma quantidade que praticamente lota a caixa. Depois, coloque os bombons dentro e peça para cada criança escrever seu nome e a quantidade de doces que ela acredita que existam dentro da caixa. A criança que acertar ou chegar mais próxima do resultado real fica com os doces. No final é bacana que o vencedor divida o prêmio com os demais participantes.

Corrida da colher - Esta brincadeira é um verdadeiro clássico da páscoa. O jogo necessita de uma colher e um ovo cru por participante. A criança deve colocar o ovo sobre a colher e apoiá-la em sua boca. Há uma linha de largada e uma de chegada e vence quem terminar o circuito primeiro sem derrubar o ovo e a colher. O jogo estimula as atividades em grupo, a concentração e, principalmente, a coordenação motora da criança.

Corrida da família Coelhinho - Esta brincadeira tem várias versões, sendo que uma delas é perfeita para a páscoa. A corrida deve ser disputada em equipes de até quatro pessoas, cada equipe é uma “família de coelhinhos”. Trace uma linha de partida e outra de chegada. Os membros de cada time devem amarrar suas pernas entre si com barbante e quando for dada a largada eles devem saltitar até a linha de chegada sem romper o fio. A equipe que chegar primeiro e completa vence a corrida. Esta brincadeira é ideal para estimular a coordenação física e o trabalho em equipe.

Quem é o coelho? - Este jogo requer um bombom para cada participante, uma folha de papel e um lápis. Os bombons são colocados sobre uma mesa e cada criança recebe um papel com o nome de um animal, entre eles o COELHO. O participante que tira o papel do coelho deve olhar para cada outro jogador e deve piscar com um olho discretamente. A pessoa que recebe a piscada deve dizer o nome de seu animal e pegar um bombom, por exemplo, “Sou um macaco e ganhei um bombom do coelho”. Vence quem descobrir o coelho antes de receber uma piscada. Este jogo estimula o raciocínio, o reflexo e as atividades em grupo, além de ser bastante divertido.

Caça aos ovos - Outro grande clássico das brincadeiras de páscoa, a caça aos ovos é uma das mais divertidas e desafiadoras. O material utilizado é bem simples, podem ser adesivos em forma de pegada e coelho ou tintas para simularem os passos do bichinho. Os pais traçam um rastro com as pegadas do coelho que vão até os ovos, as crianças devem seguir este caminho até conseguirem encontrar seus ovos de chocolate. Se houver mais de uma criança, as pegadas podem ser de cores diferentes para não haver confusão. Esta brincadeira estimula o raciocínio lógico, a coordenação motora e também a fantasia e curiosidade dos pequenos. Uma ótima opção para brincar.

A Páscoa Pelo Mundo

Em geral, nos países com predominância cristã, a páscoa é festejada de maneiras bastante similares. Porém, em outros lugares do mundo, ela tem um jeito diferente e também muito especial de ser celebrada. Veja abaixo alguns países e suas formas de comemorar esta data.

Búlgaria: Logo após a missa da Quinta-feira Santa, os búlgaros decoram ovos cozidos, como antigamente, e fazem pães típicos, como o kolache e o kozunak. Cada membro da família bate nos ovos dos outros e aquele que não se quebrar terá sorte ao longo do ano todo.

China: Na época da páscoa, os chineses comemoram o “Ching Ming”. Durante o período eles vão aos túmulos de seus ancestrais e deixam flores e outras oferendas para mostrar que eles ainda são queridos e lembrados.

Estados Unidos: Os estadunidenses costumam celebrar a páscoa de uma maneira bem tradicional, que remete bastante àquela páscoa dos tempos mais antigos. Eles escondem ovos cozidos decorados pela casa e seus filhos devem caçá-los. Há locais em que esta caça acontece em praça pública, reunindo toda a comunidade em torno desta celebração.

Espanha: Na Espanha, bem como acontece aqui no Brasil, as pessoas tem o costume de se reunirem no Sábado de Aleluia para malhar e queimar um boneco que simboliza Judas. Apesar de, segunda a Igreja, ele ser um traidor, a mesma se posiciona contra esta prática, considerada violenta e fora das filosofias da igreja.

Índia: Os hindus tem como costume de páscoa o festival Holi, que é celebrado para relembrar o surgimento do deus Krishna. Ao longo deste período eles se reúnem para dançar, cantar músicas e preparam um cardápio especial. É comum que as pessoas sejam marcadas na testa com um pó colorido.

Rússia: A Rússia é outro país que mantém viva a tradição de presentear os amigos e familiares com ovos cozidos decorados. A diferença é que lá, ao presentear alguém, a pessoa deve falar “Kkristos Vosgrés” (Cristo Ressuscitou) e aquele que recebe deve responder “Voistinu Vosgres” (Ressuscitou Realmente).

Suécia: A Páscoa sueca é bastante parecida com o Halloween americano, já que as crianças se fantasiam de bruxas e outras criaturas e saem visitando seus vizinhos em busca de doces e dinheiro. Esta prática acontece na Quinta-feira Santa ou no Sábado de Aleluia, varia de acordo com os hábitos locais.

Filmes e Desenhos Sobre Páscoa

Nada melhor para entrar no clima do que assistir filmes sobre a páscoa, não é verdade? Confira abaixo algumas opções para se divertir ao lado do seu pequeno nesta época tão animada e gostosa.

A Origem dos Guardiões (2011) - O filme é sobre personagens que buscam defender a inocência das crianças e também suas histórias. Nele estão o Papai Noel, a Fada do Dente e, claro, o Coelho da Páscoa. Com a ajuda do garotinho Jack Frost eles lutam contra os planos malignos de Breu.

Hop - O Rebelde sem Páscoa (2010) - Este filme mistura personagens animados com atores reais, deixando a história muito mais divertida. Ele fala sobre Júnior, um simpático coelhinho que recebe de seu pai a missão de se tornar o novo Coelho da Páscoa. Contrariado, ele foge para Hollywood em busca de seu sonho de se tornar um baterista, mas, durante o caminho, ele é atropelado pelo humano Fred Lebre. A partir daí os dois se tornam grandes amigos e juntos devem trabalhar para salvar a páscoa.

Tooth - Uma Fada Diferente (2005) - Como seria o mundo sem páscoa, natal e outras datas importantes? Neste filme, a fadinha Tooth tem a missão, ao lado de duas crianças, de derrotar o terrível Plug, um caçador de fadas que pretende acabar com todos os feriados do ano.

O Anjo da Guarda (1994) - Nesta história, o ator Bruce Willis encarna o anjo da guarda do pequeno North, um garotinho de 11 anos que não aguenta mais seus pais e procura por outra família. Ao conseguir na justiça este direito, surge o anjo da guarda, que em uma das cenas mais célebres do filme, ele se veste como coelho da páscoa para mostrar ao garoto como a família é importante e que seus pais o amam de verdade.

Turma da Mônica - Um Conto de Páscoa (2011) - Neste divertido episódio do Cine Gibi da Turma da Mônica, Mônica e seus amigos aprendem o real significado da páscoa e conhecem o Coelhinho da Páscoa, que os leva para conhecer sua incrível fábrica de ovos de chocolate.

Vídeos para a Páscoa

Glossário Infantil

As mamães e os papais de hoje precisam ficar sempre bem informados sobre o Universo Infantil. Pensando nisso, a Tricae considera essencial que a nossa comunicação esteja completa e clara, transmitindo segurança na hora de decidir sua compra. Criamos este Glossário com os termos mais comuns a respeito do Universo Infantil e o mesmo será atualizado constantemente. Caso você sinta falta de algum termo ou informação que considere importante para as outras mamães, por favor, envie um e-mail com o termo para atendimento@tricae.com.br. Teremos o maior prazer em publicar a informação e ajudar todas as mamães e papais interessados.
Catálogo de marcas

A Tricae possui a maior seleção de marcas e fornecedores do Brasil. Dedicamos essa página para que você possa encontrar todas as nossas marcas organizadas em ordem alfabética e atualizada com os melhores fornecedores e produtos do mercado. Acesse
Revista Tricae

para facilitar a vida de nossas clientes, com uma seleção especial de informações sobre o universo infantil, criamos a Revista Tricae, um espaço que reúne o que é de melhor para o seu filho, desde roupas, brinquedos e acessórios até informações e dicas sobre tendências de moda. Acesse

Compartilhe