Carregando informações...

  • Tamanho:
    Cor:
    R$
    R$

Troninho

O desfralde é um dos momentos mais complicados para mamães e papais. Isso porque é difícil identificar qual o é a hora certa para iniciar o processo, se o bebê já está pronto, qual é a melhor maneira de apresentar a nova rotina para a criança e quanto tempo dura essa transição.

Antes de mais nada, saiba que o desfralde pode ocorrer entre 1 ano e meio e 3 anos e que cada criança tem o seu próprio tempo, que deve ser respeitado. Segundo especialistas, alguns sinais nos indicam que a criança já está pronta, como por exemplo: se a fralda fica limpa por períodos entre 3 e 4 horas; se a criança já percebe que está com vontade de fazer xixi ou cocô e se incomoda com a fralda suja, se os xixis são mais longos, entre outros sinais.

Troninho
Se o seu bebê já apresenta esses tipos de sinais, você já pode iniciar o desfralde. E, para isso, você precisará de um troninho/penico, assento redutor de privada ou mictório (no caso dos meninos). Vamos às vantagens e desvantagens de cada um?

- Troninho/penico

Esse é o modelo mais indicado para a primeira fase do desfralde, ainda mais se a criança for nova, já que o troninho não oferece nenhum risco de queda. Além disso, para atrair a criança, muitos penicos oferecem música. Se você optar por começar com um troninho, é importante verificar se há a possibilidade de retirar o recipiente para limpeza, facilitando a higiene do produto.

Penico

- Assento redutor

O assento redutor é uma ótima opção e pode ser utilizado desde o começo do desfralde. O problema é que por ser acoplado à privada, a criança fica com menos autonomia para ir ao banheiro quando sentir vontade.

É claro que a criança sempre deve ser acompanhada por um responsável, mas o troninho dá mais liberdade e segurança para a criança em um primeiro momento. Por outro lado, o assento redutor é de mais fácil limpeza para os papais, já que não tem o depósito acoplado e sim a privada, e também ajuda a criança a se habituar com a privada. Para a altura da privada não ser um problema, basta comprar um banquinho para ajudar a criança a subir na privada sozinha.

Assento redutor

- Mictórios

O mictório é uma excelente alternativa para os meninos, pois não oferece nenhum tipo de risco para as crianças, é higiênico e ajuda os meninos a aprenderem a fazer xixi em pé sem fazer muita sujeira. Os mictórios podem ser presos à parede com ventosas ou parafusos e, para limpar, basta desafixá-lo da parede e despejar o conteúdo no vaso sanitário.

Mictórios

- 3 em 1

Uma novidade muito bacana é o troninho 3 em 1, ou seja, é um troninho, assento redutor e degrau ao mesmo tempo. Assim o bebê pode utilizar o troninho na primeira fase e quando você achar que ele está pronto, basta retirar o depósito removível e utilizar o assento no vaso. A base do troninho torna-se um degrau para que a criança possa subir na privada com segurança.

3 em 1 - troninho, assento redutor e degrau

Mas, lembre-se, mais do que acessórios você precisará de muita conversa e bastante paciência para fazer o desfralde e, independente de qual método você utilizar, esteja sempre ao lado da criança quando ela for ao banheiro!


Topo