Carregando informações...

  • Tamanho:
    Cor:
    R$
    R$

Tapete de atividades infantil

Muita gente brinca: “hoje em dia os bebês já nascem com os olhos abertos”, fazendo referência à evolução dos bebês que, realmente, parece cada dia mais rápida. Para ajudar no desenvolvimento, oferecer estímulos de acordo com a idade e ainda garantir a segurança dos pequenos, o tapete de atividades vem sendo um grande aliado de mamães e papais.

Na hora de escolher qual o tapete de atividades ideal, algumas dicas são importantes:

Tapete de atividades para bebês

Funções

A primeira coisa a ser avaliada é qual a função que você dará ao tapete. Existem os tapetes que estimulam os bebês logo no primeiros meses de vida, que são bem coloridos e possuem acessórios para atrair a atenção dos pequenos, estimulando assim seu desenvolvimento físico, sensorial e emocional e que acabam sendo usados por menos tempo, e existem os tapetes maiores, que também são bem coloridos, mas que cumprem a função de delimitar um espaço seguro e divertido para o bebê brincar.

Idade recomendada pelo fabricante

No caso dos tapetes para bebês recém-nascidos, existem opções para que a criança possa interagir com os brinquedos, ficar deitada de bruços ou costas, experimentar texturas diferentes, ouvir sons e descobrir novas cores. Esses tapetes são menores e, por isso, são indicados apenas para os primeiros meses de vida dos pequenos, enquanto ainda não tentam engatinhar e descobrir a casa. Se, entretanto, você estiver procurando algo justamente para o seu bebê “descobridor”, você precisará de um tapete maior e propício para a sua idade.


Tamanho do tapete X espaço que você tem disponível

Se você estiver procurando por um tapete para que o bebê possa brincar, engatinhar e interagir com outros brinquedos, é muito importante avaliar o tamanho do tapete escolhido e o local onde ele ficará em sua casa para que você não corra o risco de comprar algo que não terá onde colocar depois.

Selo do Inmetro

Assim como qualquer outro produto, é fundamental que o tapete seja certificado pelo Inmetro, garantindo a qualidade dos materiais utilizados e que o produto é realmente seguro para crianças daquela idade.

Segurança e praticidade

Ao escolher o produto, certifique-se de qual material é utilizado e se o mesmo é acolchoado, proporcionando mais conforto ao bebê tanto ao deitar e brincar quanto em uma possível queda. Para os mais novos, existem opções de tapete com barreira de segurança para caso o bebê rolar para o lado, não saia do tapete. Além disso, de preferência por tecidos impermeáveis e antiderrapantes, garantindo tanto a segurança do bebê quanto a durabilidade do produto. No caso dos tapetes em EVA, os famosos tatames, verifique se a tinta utilizada é atóxica e se o produto não possui peças pequenas (pois muitos deles são desmontáveis e contém figuras que podem ser destacadas). Em ambos os casos, confira se o material é de fácil limpeza e se o produto pode ser facilmente guardado e transportado.

#FicaDica

1. Coloque sempre o tapete no chão, e não em cima de camas ou outros locais, para que a criança possa manter o equilíbrio, além de não correr o risco de sofrer quedas.

2. Independente do tapete escolhido, possuindo barreiras de segurança ou não, a criança deve sempre ser supervisionada por um adulto.


Topo