Carregando informações...

  • Tamanho:
    Cor:
    R$
    R$

Fases do bebê: Conheça melhor seu filho

Alguns dos momentos mais importantes na vida de uma mãe correspondem aos acompanhamentos diários das fases de crescimento do bebê. Tais momentos são tão prazerosos, que toda mamãe deve passá-los bem devagar, de maneira que consiga aproveitar toda a evolução da criança, sem perder nada das diferentes fases do bebê. As mamães costumam registrar a evolução dos filhos, e as que ainda não registram, devem começar agora, para ter muito a relembrar no futuro sobre cada momento do crescimento de seu filho. As fases do desenvolvimento do bebê passam por alterações a cada dia, algumas vezes evoluem mais lentamente, outras com bastante rapidez. Tais mudanças são fantásticas na vida do bebê e também na vida de toda a família.

Os bebês vão aprendendo a se comunicar com as mamães e vão aprendendo a entender cada sinal de seus filhos com o passar dos meses. Vamos conferir então cada detalhe deste desenvolvimento para poder dar ideias para as futuras mamães sobre esse tema tão importante: as fases do bebê.

Fases do bebê: Conheça melhor seu filho

Desenvolvimento do Bebê

Durante a gestação é comum que muitas mamães passem por angústias e medos sobre o desenvolvimento saudável da criança e como cuidar de um bebê após seu nascimento. O dia a dia do bebê na barriga da mamãe é cercado por mudanças e fases que podem ser sentidas na pele e até mesmo observadas com acompanhamento médico, que é essencial.

A gravidez de nenhuma mulher será igual a da outra, pois, cada bebê se desenvolve a sua maneira e seu tempo. A gestação dura em torno de 40 semanas, o que não é um padrão para todas as mulheres, e, durante este tempo a criança passa por fases interessantes de desenvolvimento.

As principais fases até a décima segunda semana são: formação do sistema nervoso e intestinal, a circulação do bebê e batimentos cardíacos, que se desenvolvem com o passar do tempo. As estruturas corporais vão se formando e fortalecendo aos poucos. Com o passar das semanas, seus movimentos no útero podem ser notados, e a partir da décima sexta semana, o sexo do bebê já pode talvez ser visto. Com o total desenvolvimento da estrutura óssea e de seus pulmões, o bebê já estará com todos os sistemas bem desenvolvidos para aguardar sua chegada ao mundo. É importante entender que o bebê continua seu desenvolvimento também após seu nascimento, como com a coordenação motora e aprendizagem de fala e reconhecimento do mundo, sendo muito importante que todas as fases tenham incentivo e apoio dos pais.

Como vimos, o desenvolvimento saudável do bebê já se inicia dentro da barriga da mamãe e sabemos que, nas fases da gravidez, as futuras mamães se encontram com diversos medos e anseios, que devem ser vencidos em seu dia a dia. Atualmente, é possível encontrar diversos guias e até mesmo dicas com tudo para bebês, onde as mamães podem encontrar aconchego nas palavras e sentirem-se menos aflitas com a espera dos filhos.

Desenvolvimento do Bebê - Tricae

Nascimento do Bebê

É importante falarmos também sobre o nascimento do bebê, que é algo que necessita muita atenção. Se preparar para o nascimento do bebê é algo fantástico e que irá ser mantido na memória de uma mãe por toda a vida. Sendo assim, algumas preocupações devem ser destacadas, como: a escolha do tipo ideal ou necessário do parto, e a preparação do enxoval que o bebê necessitará na maternidade. Dar a luz a um bebê já algo natural e lindo de acontecer, portanto, as mamães não devem se prender a preocupações com seu tipo de parto e se deixarem atordoar por isso. No momento certo o médico irá levantar as opções e dizer qual o modo ideal, seja ele normal ou cesárea, e até mesmo a opção por parto natural de algumas mulheres.

Enquanto isso as mamães nunca devem se esquecer de preparar uma bolsa com tudo para bebê, que será de extrema importância na maternidade. Os itens de bebê mais essenciais são: roupas bem quentinhas (pois o bebê sente mais frio que nós), meias aconchegantes, fraldas de tamanho recém-nascido, creme para assaduras, lençóis, cobertores quentinhos e mantas (para os dias menos frios). Evite levar roupinhas e sapatinhos desconfortáveis ao bebê, pois quando este ainda for muito pequenino deverá se sentir o mais confortável possível, para que seus movimentos não sejam bloqueados.

É importante lembrar que a mamãe também deve levar sua bolsa com roupas e lembrar de deixar o nervosismo em casa. A presença dos papais nesta hora também é muito importante.

Diário do Bebê

O diário do bebê é algo que toda mamãe deveria fazer em casa, pois, além de ser uma atividade prazerosa, é um item que será levado por toda a vida e ser guardado como recordação essencial. Existem diversos tipos de livrinhos, a maioria também com ilustrações, que se enquadram em cada personalidade da criança. Tais diários podem ser escolhidos pela mamãe de acordo com seu gosto, para ser preenchido em cada dia, ou cada nova etapa do desenvolvimento da criança. Tudo o que acontece no dia a dia do bebê e os cuidados com o bebê podem ser registrados neste diário, incluindo também fotos com textos de recordação, e até mesmo alguns itens como a mecha de cabelo do primeiro corte, entre outras lembranças.

Outros itens de registro que não podem faltar no diário são: o momento em que a mamãe soube da gravidez (para dar início), a evolução da gravidez e os momentos do parto. E, após os registros iniciais, cada nova descoberta é uma recordação, como: a primeira vez que o bebê consegue levantar sua cabeça sozinho e reconhece seu móbile de berço, as amamentações no peito, a primeira vez que o bebê pega o mordedor ou a chupeta. A fase em que os bebês iniciam a amamentação pela mamadeira também é importante, assim como a fase em que sai das fraldas, engatinha pela primeira vez, e por que não se lembrar das primeiras palavras do bebê?

Banho do bebê

Esta é uma atividade interessante no cotidiano do bebê, uma vez que no banho a mamãe e o bebê têm a oportunidade de ficarem mais próximos e o bebê pode descobrir diversos sentidos ainda desconhecidos ou pouco explorados na água.

O banho do bebê deve ser algo prazeroso e leve, onde a mãe deve se atentar a todos os cuidados essenciais, como a escolha da banheira de bebê ideal e dos produtos corretos que sejam preferencialmente antialérgicos e saudáveis à criança. As banheiras, por exemplo, devem ser suficientemente grandes para que a criança possa se espreguiçar dentro dela e, principalmente, para que quem for dar o banho tenha como se posicionar de maneira segura para segurar o bebê.

Toda mãe já deve ter escutado dicas essenciais de como dar banho no bebê, e estas dicas são todas importantes para que os cuidados sejam efetivos, mas mesmo assim é importante ressaltar alguns itens que podem passar despercebidos, como: a hora ideal para o banho, que deve ser antes da alimentação e em um momento do dia em que se faça mais calor. Os banhos e cuidados com higiene devem ser diários.

Não fazer uso de esponjas desconfortáveis, e produtos como sabonetes e shampoos de adulto, também devem ser tarefas essenciais nesta hora. É necessário também segurar o bebê de forma firme, para que ele não escorregue na banheira de maneira alguma, e se atentar para as sujeirinhas escondidas nas dobrinhas também é muito importante! Atente-se para pescoço, coxas, atrás da orelha, e vãos dos dedinhos dos pequenos. Ao lavar os cabelos dos bebês, nunca deixe escorrer produtos em seus olhos, sempre abaixando levemente a cabeça da criança para trás, de modo que a água e produtos possam cair na banheira.

É muito importante também, se atentar para a temperatura da água, fazendo um teste com sua própria mão antes do banho. Desta forma, o banho do bebê será tranquilo e você poderá ficar calma. Após o banho basta secar rapidamente e como cuidado a criança, sempre protegendo antes seu tórax e ouvidos.

Primeiros passos

Esta hora e etapa na vida do bebê é fantástica! E deve ser muito incentivada pela mamãe e pelo papai. É geralmente pouco antes disso que os pais estão fazendo uso de chiqueirinho e cercadinho para bebê. Antigamente, era nessa fase também que os pais incentivavam o uso de andador, mas hoje em dia essa prática não é mais vista com bons olhos. Entretanto, os chiqueirinhos e cercadinhos ainda continuam sendo recomendadas por profissionais, já que tais objetos ajudam a manter a segurança do bebê em seu dia a dia em casa, além de atuar na distração da criança, ajudando também os pais a terem mais tempo para demais tarefas dentro de casa que não envolvam a criança.

Nas primeiras etapas de vida do bebê, as mães necessitam carregar o bebê conforto e o carrinho de bebê para todos os lados. Porém, quando a criança inicia seus primeiros passos, a mamãe pode diminuir seu arsenal de passeio.

É importante incentivar o bebê a andar por si só, sem o uso de muitos objetos que possam machucá-lo. É natural que, antes dos primeiros passos, a criança comece a engatinhar e posteriormente comece a se apoiar sozinha em móveis. Nesta fase, todo cuidado é pouco com objetos que possam machucar e com as quinas dos móveis. Na maioria dos casos a fase de andar sem ajuda ocorre nos 10 meses de idade, mas nem sempre segue este padrão para todas as crianças, portanto, não se sinta aflita!

Ensinar a criança a se levantar sozinha, fazer uso de brinquedos que a criança necessite empurrar pela casa, dentre outras ações, são também etapas fundamentais dos primeiros passos do bebê. Deixar a criança sentir o mundo ao seu redor também é de extrema importância, como deixá-la descalça para sentir o chão com seus pezinhos ou deixar que a criança tenha contato com a areia e outras superfícies. Deixar o bebê ir até a mamãe sozinho também é uma grande tarefa de incentivo e sempre se atentar para as quedas da criança, que em caso de leves não necessitam de muita preocupação, pois já é algo que serve de aprendizado.

Aprendendo a usar o troninho

Os ciclos de necessidades fisiológicas das crianças devem também ter devida atenção. É nesta etapa do desenvolvimento que o bebê aprende se alimentar melhor, de alimentos mais sólidos e posteriormente sai das fraldas para aprender a usar o troninho sozinho. O papai e a mamãe têm função fundamental nesta fase, pois as crianças devem aprender a usar o troninho sozinhas e devem estar relaxadas para isso, precisando apenas da certeza que os pais estão por perto, caso aconteça alguma coisa e a criança se sinta insegura. A participação fundamental dos pais é, sobretudo, na hora da higiene e esta deve ser ensinada às crianças desde cedo.

A criança deve saber que quando sente vontade de ir ao banheiro, deve avisar a mamãe que a guiará com instruções. Cada etapa no banheiro irá tomar algum tempo para que a criança aprenda, e, por isso, é necessário que a mãe ensine uma por vez e realize elogios quando a criança a cumpra. O troninho deve ser de acordo com o tamanho ideal para a criança, para que esta não caia. Deve ser colocado em um local onde a criança se sinta à vontade e se acostume ao objeto. Ensine que a criança deve despir-se antes de usar o troninho e que nunca deve colocar as mãos ou os pés dentro deste. Mostre com delicadeza e aos poucos que aquele é o lugar correto e não aja com punição quando a criança as fizer fora do troninho.

Lembre-se que a criança reproduz os atos dos adultos, então ensine como observar seus atos, e nunca deixe a criança sozinha por muito tempo, para que não ocorram acidentes. Sempre observe tudo sem ser notada. Assim a criança se sentirá a vontade e protegida! Você gostou do texto sobre as principais fases do bebê? Então entre em nossa página, deixe seu like e seu comentário, para que mais mamães possam também saber dos principais cuidados!

Glossário Infantil

As mamães e os papais de hoje precisam ficar sempre bem informados sobre o Universo Infantil. Pensando nisso, a Tricae considera essencial que a nossa comunicação esteja completa e clara, transmitindo segurança na hora de decidir sua compra. Criamos este Glossário com os termos mais comuns a respeito do Universo Infantil e o mesmo será atualizado constantemente. Caso você sinta falta de algum termo ou informação que considere importante para as outras mamães, por favor, envie um e-mail com o termo para atendimento@tricae.com.br. Teremos o maior prazer em publicar a informação e ajudar todas as mamães e papais interessados.
Catálogo de marcas

A Tricae possui a maior seleção de marcas e fornecedores do Brasil. Dedicamos essa página para que você possa encontrar todas as nossas marcas organizadas em ordem alfabética e atualizada com os melhores fornecedores e produtos do mercado. Acesse
Revista Tricae

para facilitar a vida de nossas clientes, com uma seleção especial de informações sobre o universo infantil, criamos a Revista Tricae, um espaço que reúne o que é de melhor para o seu filho, desde roupas, brinquedos e acessórios até informações e dicas sobre tendências de moda. Acesse

Glossário Infantil

Compartilhe

Topo